Projeto de extensão de Laranjeiras do Sul promove estudos sobre marxismo e educação

Publicado em: 17 de dezembro de 2013 07h12min / Atualizado em: 24 de janeiro de 2017 10h01min

No último dia 9, o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Marxismo e Educação (NEPME) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul encerrou as atividades de 2013. Direcionado principalmente a professores da rede pública de Laranjeiras do Sul e região, o NEPME promove encontros, realizados às segundas-feiras, em que os participantes estudam uma série de textos teóricos sobre marxismo e educação, discutindo os problemas da crise educacional e formas de pensá-la e enfrentá-la.

Esse projeto de extensão, que existe desde 2011 no Campus Laranjeiras do Sul, contribui para que os professores possam compreender mais profundamente a sociedade atual. "O curso sobre Marx nos dá a base teórica para a compreensão da sociedade em que vivemos. E consequentemente contribui no trabalho em sala de aula, dando os fundamentos filosóficos para uma interpretação melhor dos textos e para a contextualização histórica da literatura", aponta Eliane Fátima Bourscheid Cezimbra, professora da rede pública estadual que participa dos encontros.

"Procuramos contribuir de alguma maneira para a discussão sobre a crise da educação, tanto em nível geral, isto é, de sociedade moderna, quanto problemas mais específicos e concretos de nossa cidade e região", explica o professor Mariano Luis Sanches, coordenador do NEPME.

Para isso, a metodologia empregada foi uma série de encontros nos quais foram discutidos textos teóricos de grandes autores, sobretudo Marx. "A discussão entre os colegas tem trazido um debate muito consciente, de interpretação do marxismo, da luta de classes, de rever o marxismo nas fontes originais, não nos autores que foram interpretar o Marx. Nós estamos lendo o Marx para tirar a nossa interpretação dele", aponta Isabel Castilho Palhano, professora integrante do NEPME.

Esse projeto de extensão deve continuar de março a dezembro do próximo ano. "Apresentarei o projeto para o ano de 2014 e oportunamente comunicarei à comunidade o convite para participar deste novo ciclo do NEPME", avisa o professor Sanches.