Alunos de Engenharia de Aquicultura realizam treinamento na área sanitária em Laranjeiras do Sul

Publicado em: 09 de maio de 2014 08h05min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 09h01min

Na última quinta-feira (8), acadêmicos do curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul participaram de um treinamento na área de patologia de organismos aquáticos e ictioparasitologia, ministrado pelo professor Carlos José Raupp Ramos.

A atividade faz parte do projeto de extensão "Identificação e Organização do Sistema Produtivo de Piscicultores da Região de Laranjeiras do Sul: aspectos associados ao manejo, monitoramento ambiental, controle sanitário e controle do sistema de produção", coordenado pela professora Silvia Romão. Esse foi o terceiro treinamento que o projeto de extensão ofertou aos alunos neste ano.

"A gente está fazendo um treinamento com os alunos do projeto de extensão para coleta de material, tanto microbiológico quanto parasitológico, para fazer as análises destes animais", explica o professor Ramos. A análise dos peixes é uma demanda dos produtores da região envolvidos com o projeto de extensão.

Patricia Regina Welter, 21, aluna da 9ª fase do curso de Engenharia de Aquicultura, já participou de outras oficinas. "Hoje é a parte de patologia, que é ver se tem algum parasita ou alguma coisa nos peixes recolhidos de um produtor participante. Eles acabaram tendo problemas e a gente trouxe para cá para analisar e verificar do que se tratava", explica a aluna.

Para Valternei Marcelo Pereira, 20, aluno da 7ª fase, "a oficina não se limita apenas à vida acadêmica", diz. "Aqui a gente aprende os procedimentos básicos que vai usar futuramente após a formação e é de extrema importância esse conhecimento para a gente ter maior facilidade depois de formado para a atuação no campo", aponta o discente.

O professor Ramos corrobora o pensamento do discente: "Esse treinamento contribui para a formação do engenheiro de aquicultura, para o reconhecimento dos principais problemas sanitários que acontecem com os peixes. Toda parte de manejo e criação de peixes, seja em qualquer tipo de ecossistema, é extremamente importante", ressalta o professor. Ele acrescenta que o conhecimento sanitário também é essencial. "É importante que os alunos tenham conhecimento sanitário, porque a parte de sanidade é algo que realmente restringe bastante a criação de qualquer tipo de animal, principalmente quando você pensa em fazer essa criação de forma intensiva", explica o docente.