Com doações, projeto do Campus Laranjeiras do Sul disponibiliza livros para comunidade

Publicado em: 07 de novembro de 2012 10h11min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 10h01min

Disponibilizar obras literárias para as comunidades acadêmica e externa, fazendo com que os livros estejam sempre em circulação. Este é o principal objetivo do Projeto de Extensão “Literatura Errante”, coordenado pela professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, Aline Peixoto Gravina.

O projeto disponibiliza, em uma estante localizada no corredor principal do Campus Laranjeiras do Sul, livros dos mais variados gêneros. As obras podem ser retiradas por qualquer pessoa, seja da universidade ou da comunidade externa, sem prazo definido de entrega. “Busquei implantar o projeto, inicialmente, para incentivar a leitura. Consequentemente, esta ação contribui também para melhorar a escrita dos leitores interessados”, afirma Aline.

Inspiração na “literatura sem casa”

A iniciativa teve inspiração no projeto pioneiro "Libros al viento”, que consistia em distribuir obras literárias à população de Bogotá, na Colômbia. O nome “Literatura Errante” foi escolhido para passar a ideia de que os livros estão sempre em movimento, ou seja, uma literatura sem casa, sem destino.

O projeto “Literatura Errante” visa também a interação entre os leitores. “Existe uma pasta junto à estante para que o leitor, ao devolver o livro, deixe algum comentário, indicação ou recomendação daquela obra para os futuros leitores”, explica a professora.

Doações geram oportunidades

O vigilante Antonio Konjunski já leu quatro livros disponibilizados pelo projeto. “É uma grande oportunidade para quem busca um pouco mais de conhecimento, pois os livros ficam disponíveis para qualquer pessoa retirar e ler. Esta é uma ideia excelente e eu solicito para quem tem livros em casa, que não estão sendo mais usados, que traga-os para o projeto. Assim, outras pessoas terão também o prazer de ler aquela obra”, enfatiza.

Todos as obras literárias disponibilizadas pelo projeto são fruto de doações. Os interessados em doar podem entregar os livros à professora Aline ou colocar diretamente na estante do projeto.