II SEPE e III MIA levam cultura e conhecimento às comunidades acadêmica e externa de Laranjeiras

Publicado em: 01 de novembro de 2012 10h11min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 10h01min

Nos dias 30 e 31 de outubro, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul promoveu a fase local do II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS (II SEPE) e a III Mostra de Integração Acadêmica (III MIA), com diversas atividades para as comunidades interna e externa.

O seminário, destinado à publicização e ao compartilhamento de experiências de ensino, pesquisa e extensão na universidade, contou com a apresentação de 29 trabalhos de alunos dos cinco cursos de graduação do Campus. Foram reservados 15 minutos para cada apresentação e outros 15 para debate. “Os alunos, ao apresentarem resultados de pesquisa, extensão e experiências de ensino, estão motivando mais ainda seus colegas aos estudos e à inserção na vida universitária, ou seja, estão divulgando a cultura universitária, que é o fundamento de um evento como o SEPE”, ressalta a professora Siomara Aparecida Marques, integrante da comissão organizadora.

A aluna da sexta fase do curso de Engenharia de Alimentos, Angélica Bertolo, apresentou trabalho referente ao Projeto de Extensão “Curso de boas práticas de fabricação para promover a melhoria da qualidade dos alimentos comercializados pela agricultura familiar”. “No SEPE temos a oportunidade de passar o nosso conhecimento para os demais alunos e podemos também conhecer mais sobre os outros cursos. Além disso, como pretendo fazer mestrado, apresentações em eventos como este são muito importantes para o currículo”, destaca.

Os trabalhos selecionados na etapa local participarão da fase geral do seminário, que acontece em Chapecó, nos dias 13 e 14 de novembro.

Mostra Integração Acadêmica

A terceira edição da Mostra de Integração Acadêmica contou com atividades abertas também à comunidade externa. O evento teve início na tarde de terça-feira (30), com a mesa-redonda "O papel das Universidades no Desenvolvimento da Região Centro Sul Paranaense", no Cine Teatro Iguassu. Os presentes acompanharam as explanações dos professores Almir Antonio Gnoatto, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Marcos Ventura Faria, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), e Mônica Aparecida Bortolotti, das Faculdades Alto Iguaçu (FAI).

Outra atividade da mostra foi a Noite Cultural, com apresentações musicais de servidores da UFFS e da comunidade externa. Uma das atrações foi a Orquestra de Viola Caipira Guarani, do município de Guaraniaçu (PR). “Agradecemos e louvamos muito a iniciativa da universidade de abrir esse espaço para grupos como o nosso, que leva a mensagem caipira por todo o Paraná”, afirma o integrante da orquestra, Odair José Nery. Apresentaram-se também na Noite Cultural, a Banda Municipal de Laranjeiras do Sul, as duplas Felipe Mattos e Gabriela e Thiago e Allan, além dos professores Mariano Sanchez, Martinho Machado e Paulo Nunes.

Para fechar a mostra, durante toda quarta-feira (31), estudantes do ensino médio de colégios estaduais de Laranjeiras do Sul visitaram a Feira dos Cursos. Acadêmicos, técnico-administrativos e professores realizaram uma apresentação da universidade e, especificamente, de cada um dos cinco cursos oferecidos pelo Campus. Os alunos puderam, ainda, visitar os laboratórios da instituição. “A feira é muito interessante, pois podemos conhecer de forma detalhada cada curso, o que nos ajuda a escolher a área que iremos seguir no futuro. Os cursos que mais me atraíram foram Agronomia e Engenharia de Aquicultura”, completa o aluno do Colégio Estadual Laranjeiras do Sul, Alexsander Buskevck.