Projeto de extensão de Laranjeiras do Sul realiza visita à cooperativa

Publicado em: 20 de novembro de 2013 08h11min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 07h01min

No dia 12/11, alunos bolsistas e docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul e representantes da prefeitura municipal de Laranjeiras do Sul visitaram a Cooperativa de Produção, Industrialização e Comercialização Edson Adão (Coopeal), em Abelardo Luz, Santa Catarina. A visita está relacionada ao projeto de extensão "Viabilidade Econômica e Financeira da Produção de Pescado, Cooperativismo e Políticas Públicas", coordenado pelo prof. Tiago da Costa.

A Coopeal faz o beneficiamento de peixes de água doce e presta assistência técnica a produtores locais. A cooperativa foi fundada por assentados num local com mais de 400 hectares de lâmina d'água.

O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento da cooperativa e a experiência acumulada pelas pessoas envolvidas. "É muito similar à nossa realidade, onde estamos inseridos", aponta a professora Maude Regina de Borba, coordenadora do programa de extensão "Aquicultura Familiar em Sistema Orgânico: Processo Produtivo e Viabilização Econômica através do Cooperativismo e das Políticas Públicas - Fase II", ao qual o projeto está vinculado.